Utilizada para valorizar a porta e esconder o rejunte entre a parede de alvenaria e a madeira do batente, a Guarnição é o elemento responsável por dar acabamento nas portas de qualquer ambiente. Existe uma extensa gama, desde tipos diferentes de madeira até variedade de entalhes e também de larguras das guarnições disponível para suas portas.
Como instalar a guarnição?
A instalação da guarnição deve ser feita por um profissional marceneiro ou carpinteiro, pois apesar de parecer fácil, a experiência pode fazer uma boa diferença no resultado final. Porém, para os que têm alguma familiaridade com o oficio, pode ser feito sozinho.
Para começar é preciso das medidas exatas de altura e comprimento da porta ou portas para comprar moldura ou guarnição. Antes de pregar ou colar as guarnições observe se não há pregos salientes no batente, isso pode desnivelar a guarnição. Use pregos pequenos e sem cabeça para pregar as guarnições ou a cola de agarre imediato como Cascola Montaefixa® ou Prego Liquido®.
É importante escolher uma guarnição que combine com o estilo de decoração do ambiente e o rodapé. Porém, existem outros elementos importantes para finalizar uma porta:
Para quem busca sofisticação e personalidade, bandeiras, sócalos e rosetas são complementos diferenciais.
Entre o final do rodapé e a base da guarnição utilizamos o sócalo quando os alisares (nome genérico para rodapé e guarnição) possuem larguras diferentes.
É importante que ele seja ao menos 1 cm mais largo que o alisares (rodapé / guarnição). As rosetas, colocadas nas quinas superiores, eram típicas de decorações clássicas, mas novos formatos mais retos e lisos permitem o uso em qualquer tipo de decoração. Já as bandeiras fixas de porta (molduras que simulam as antigas janelas basculantes acima das portas) podem ser instaladas tanto para ambientes comerciais quanto residenciais.